Logo

Biopolítica, governamentalidade e o cuidado de si em Foucault

Desconstrução do sujeito e do objeto natural do conhecimento. Traçado de algumas das formações de poder e saber ocidentais cujos sujeitos, objetos e formas de conhecimento emergem no quadro de suas relações de força, simultaneamente como produtos e meios do exercício e da cadeia de transmissão e continuação do poder constituinte do tecido social.

Natureza relacional e diagramática do poder. O saber não como forma objetiva universal e neutra da verdade, mas como condição necessária de integração e continuidade dos poderes difusos que produzem a verdade necessária a sua continuidade e expansão. Três formas de poder e de saber… a que incide sobre territórios e bens; a que incide sobre o corpo e tempo dos homens; e aquela que incide sobre a vida, sobre as necessidades e os modos de desejo e crença das populações, isto é, que faz da própria vida e das condições de existência da espécie humana objeto e sujeito de poder, modo de poder e de saber que se exprime naquilo que Foucault designa como governamentabilidade.

Enquadramento e captura da dimensão virtual do desejo nas sociedades disciplinares - produção formal da dívida e lógica punitiva da consciência moral. Dispositivos de enquadramento, vigilância e controle e a exclusão dos tempos e movimentos próprios do corpo e da mente.

Gestão e controle sobre a vida nos novos modos de governamentabilidade. Práticas veladas de violência e a lógica da criminalização dos afetos que combatem por outros modos de existir. A natureza não-intencional, a subversão universal e a estilização da existência nas práticas de si.
  • 35 Horas (16 Aulas de 2 horas aproximadamente).
  • Curso Online. Assista quando quiser e explore no seu tempo. As aulas ficarão disponíveis por 6 meses.
  • R$ 480,00à vista
    (opções de cartão de crédito - em até 12x, boleto ou transferência bancária)
  • Certificado digital gratuito ou impresso (mediante taxa de impressão e envio).
João da Silva
Luiz Fuganti é filósofo, arquiteto, professor e escritor. 

Desde 1986, ministra cursos, palestras e seminários acerca de um tipo de pensamento sem referências, imanente à própria natureza.

Concebeu vários cursos de filosofia, destinados a instigar a produção de uma nova maneira de pensar, como A Formação (DesConstrução) do Pensamento Ocidental; Pensamento Nômade em Spinoza, Nietzsche e Deleuze; Desejo e Singularidade; Fluxos de Desejo e Formação de Subjetividade; Capitalismo e Esquizofrenia, Pressupostos Filosóficos da Esquizoanálise, entre outros. 

É autor do livro "Saúde, Desejo e Pensamento" e dos textos e artigos "Ética como Potência e Moral como Servidão", "Responsabilidade e Ética e Irresponsabilidade Moral", "Corpo em Devir", "Humanismo e Biopolítica nas Práticas de Saúde", "Espaço, Poder, Estética e Sentido", "Univocidade do Ser em Duns Scot", "Diferença e Analogia em Platão", entre outros.

Confira alguns depoimentos de alunos dos nossos cursos

Título do Vídeo
Título do Vídeo
Título do Vídeo
Título do Vídeo
Título do Vídeo
Título do Vídeo
Estou gostando muito do curso, vou degustando aos poucos, por falta de tempo. Espero poder avanzar nos proximos dias. Gosto muito da forma como voce expoe e vive a filosofia, na pratica.
Eu moro em Buzios, ja morei em Buenos Aires, e a possibilidade desse encontro com o pensamento, atraves dessas novas modalidades, tem sido vital para mim. Me provoca, deixa minha pratica clinica mais criativa, enriquece meu mundo de afetos e potencia.
Acompanhamos seu trabalho, algumas aulas e seria um prazer aproximar os corpos e coracoes por aqui ou ali. Mientras tanto, enquanto isso, seguimos nos encontrando, com a alegria que se encontra um amigo, nesse "entre", espaco cheio de possibilidades!
Obrigada.
Beijos

Sheila Saidon

Faz pouco tempo que me apaixonei pela filosofia, paixão das boas, através de Espinosa. Como disse Deleuze, um vento forte em minhas costas me fez montar na vassoura da bruxa. Aterrissei em Deleuze, Nietzsche, Foucault e agora em você.
Suas aulas fizeram com que eu detectasse pontos obscuros nos meus subterrâneos. Agradeço o reboliço ocorrido dentro de mim de coisas que precisavam ser trabalhadas. Agradeço a visão e os ouvidos mais aguçados recebidos e lhe digo que tenho feito direito a lição de casa.
Um abraço cheio de muito obrigada.

Katia Baisi

Para responder o que, na prática, o curso me afetou, tenho que falar do conceito de duração. É que desde quando me formei em Filosofia pela PUC em 2008, venho me aliando ao pensamento dos filósofos da
diferença. Vendo, lendo e ouvindo aulas da Escola Nômade, do professor Ulpiano e outros na internet. Além de leituras de livros de filósofos como Spinoza, Bergson, Deleuze e o próprio Nietzsche. Ou seja, o resultado deste tempo de quase 10 anos, esse contínuo de tempo investindo na filosofia (e não apenas o último curso sobre o Nietzsche) me conduziu a um limiar. E quando se chega ao limiar, você não quer mais respostas pois você já as tem. Os agenciamentos ficaram consistentes no tempo. Em seguida, é incrível o que acontece: há um chamamento do devir. Espero ter conseguido passar essa minha linha de raciocínio em que a filosofia desempenha um papel importante.

Daigo

CONTEÚDOS SOBRE FILOSOFIA

30 Dias de Garantia Incondicional

Nossa modalidade de Ensino à Distância foi pensada para multiplicar o alcance do pensamento e grande parte dos alunos supera a necessidade de interagir com o professor. Mas se você não se deu muito bem com a modalidade ou acha que o curso não é pra você, envie um e-mail para nós. Devolveremos todo o seu investimento!

Clique no botão abaixo e comece a aprender filosofia!