Laboratórios

Culturas, Antropologias, Etnologias e Sociologias

Investir em modos de avaliação, interpretação e condição para se promover um encontro real com modos não dominantes de existir do homem na contemporaneidade. E de como se pode, no encontro com forças e valores inauditos, não assimilá-los ou dissolver-se neles, tampouco congelá-los num conservadorismo de patrimônio cultural ou histórico, …
SAIBA MAIS

Literatura do Cotidiano

Pesquisar os mitos existentes e suas versões segundo seus usos ou motivações de uso, praticar os modos de contar e criar mitos da sociedade atual e desconstruí-los, multiplicando suas versões e motivações de uso; - Investigar a mídia ou os meios de expressão como máquinas mágicas que criam zonas …
SAIBA MAIS

Físicas Quânticas, Geologias, Astronomias e Universos

Partindo de uma visão crítica que desconstrói o espaço e o tempo como meios homogêneos, destina-se ao estudo, pesquisa, experimentação e incorporação das forças do cosmos, modos de tempos e de movimentos heterogêneos e suas expressões na matéria extensa. Para conquistar, nesse processo, novas nuances espaço-temporais que contribuam para a …
SAIBA MAIS

Linguagem e modos de produção de registro e fabricação de histórias/memórias

Estudo dos usos que fazemos da linguagem segundo sua razão mais profunda, isto é, a razão de sua própria existência. Recorta e destaca a dimensão da produção de realidade própria à linguagem, ou seja, dos atos (transformações incorporais ou semióticas) que se fazem apenas na medida em que se pratica …

SAIBA MAIS

Etologia, Individuação e Mundos Próprios

Partindo da Etologia - ciência que estuda o modo de viver, experimentar e criar dos animais e mesmo do homem em sua dimensão animal, isto é, anterior à dominação da representação simbólica e à naturalização de costumes que produzem uma imagem invertida da experiência -, investiga os modos de viver …
SAIBA MAIS

Biologia Molecular

Investiga a lógica da vida em sua dimensão molecular - toda a realidade abstrata constitutiva do vivo, antes de se formalizar e de se tornar sensível ou consciente - e os usos que podem ser feitos dessa investigação para transmutar nossos modos de viver: alimentar, morar, defender, combater, reproduzir, relacionar, …
SAIBA MAIS

Guerra e combate

Investigar razões, motivos e modos de combater e fazer a guerra ao longo da história da humanidade e a operar uma clara distinção entre as máquinas de guerra geradoras de vidas ativas e superabundantes na potência de criar e as máquinas de guerra capturadas por Estados, produtoras de morte, desqualifidoras …
SAIBA MAIS

Práticas e crenças de poder e ascensão social

Começa-se por se produzir terra imunda e água suja, ou em outras palavras, produzir uma subjetividade miserável. Como? Desqualificando as zonas virtuais do vivo. Inoculando a falta, a culpa, a insuficiência da ordem nos tempos, movimentos e afetos destituídos como caóticos. Quanto mais miserável um ser, mais se confessa humilde. …
SAIBA MAIS

Práticas educacionais e dispositivos familiares

Diferença de natureza entre os valores e práticas familiares como potências aliadas de uma vida criativa versus valores e práticas como investidores na formação de prepostos dos poderes estabelecidos, implementadores e garantidores da transmissão de uma cadeia de ordens, deveres e direitos - valores e práticas de uma cultura que …
SAIBA MAIS

Violência Moral, Social e Institucional

Da violência física como efeito ou descarga de coações passionais diretamente externas ou derivadas internas devido ao ressentimento. Do apreender as fontes primeiras da violência, engendrada sempre que a vida se separa de suas potências; ou seja, quanto mais impotência, mais violência demanda uma vida e essa mesma vida pratica …
SAIBA MAIS

Desejo, modos de prazer e sexualidade

Investigar o prazer como função de esgotamento ou descarga do desejo, em contraste com um uso do prazer como intensificação do desejo. O desejo intenso, não despressurizado é inoportuno para o poder. A sexualidade como dimensão singular do existir coloca em relação tempos e ou movimentos diferenciais que se fundem …
SAIBA MAIS

Método de Auto-Gestão

Do Método de Auto-Gestão: As equipes são autogeridas e compostas por modos multicoordenados de relação, portanto sem centro fixo de comando ou fixação prévia de funções. O comando é sempre excêntrico na medida que o que nele opera e faz dominar, ou seja, seu conteúdo ou razão de ser, coincide …
SAIBA MAIS

Registro Criativo

Por meio de uma problematização das maneiras de usar a atenção, a tensão e a concentração, opera-se recortes, seleções, extrações, acumulações e disponibilizações de tempos e movimentos próprios de modos intensivos de viver, sem pressupor a representação como dispositivo privilegiado de julgamento. Modo de produção de Registro Criativo: Construir um …
SAIBA MAIS

Diagrama Virtual de Ação

Ampliar a percepção de si, dos desejos e da realidade na relação com os outros processos. Catalisação e expansão dos devires. Interações de práticas e mais variadas maneiras - expor ideias, esboços, ensaios - que se tornam instrumentos e produtos disponibilizáveis como alternadores e revezadores para sustentar a continuidade dos devires ou processos criativos.
SAIBA MAIS

Inscreva-se na nossa newsletter para receber conteúdos e também atualizações sobre nossos cursos e eventos.